top of page

Aulas de piano

Ministradas para alunos a partir dos 6 anos de idade, as aulas visam estimular a descoberta do piano e da música como meios fundamentais da expressão humana. Não é sobre talento nem dom: todos somos capazes de dizer e ouvir em música.

 

Navegue:

Formação musical | Modelos de aula | Depoimentos

Minha formação musical

- Bacharelado em Música com Habilitação em Piano pelo Instituto de Artes da Unesp,

- Mestrado em Performance no Instituto de Artes da Unesp (em curso), pesquisando a obra da compositora e pianista Eunice Katunda.

​​

Minha carreira profissional conta diversos recitais, projetos escritos a partir de editais, trabalhos constantes com orquestra, festivais e trabalhos em grupos de câmara; minha especialização se volta sobretudo à música de concerto contemporânea, que é aquela composta nos séculos XX e XXI.

Modelos de aula

Ofereço aulas presenciais e online voltadas tanto para alunos iniciantes que buscam descobrir a linguagem musical do zero quanto para alunos avançados que querem se aperfeiçoar. Conheça abaixo um resumo do método de cada um desses modelos.

Começando do zero: iniciantes

Para alunos iniciantes recomendo a frequência de uma aula por semana. Durante essas aulas (duração de 1h) dois pilares fundamentais do conhecimento musical serão sempre trabalhados e fixados: a técnica e o repertório.

​

A técnica diz respeito a prática de leitura de partituras simples (teoria aplicada), o treino dos cinco dedos das duas mãos e o treino da simultaneidade entre as duas mãos. Estudamos todos esses aspectos utilizando materiais didáticos consagrados, selecionados a partir do perfil e da faixa etária de cada aluno (previamente disponibilizados pela professora).

​

O repertório pode abranger desde o erudito até o popular, absolutamente sem preconceito estético. São as músicas que o aluno sempre desejou tocar, ou que gosta de ouvir. O objetivo é estimular sempre o interesse do aluno em se expressar a partir do piano, criando pontes sólidas para que isso ocorra o mais confortavelmente possível. É a partir do repertório que toda a técnica é aplicada em sua plenitude, o que mostra cotidianamente ao aluno a utilidade do treino para a execução fluida da música.

​

Para mais informações, entre em contato!

Aperfeiçoamento: avançado
 

Para alunos que já têm experiência musical enraizada e procuram preparação para vestibulares em universidades e processos seletivos em conservatórios, aulas de teoria, percepção musical e história da música, todas voltadas ao escopo dos vestibulares em questão, também são ministradas.

 

Teoria

• Harmonia básica – treino de encadeamento de acordes (escrita) e análise harmônica (cifragem).

• Análise musical básica – conhecimento das formas musicais e de suas estruturas fraseológicas.

 

Percepção

• Escuta dos principais intervalos – ferramentas para percepção a partir do repertório e a partir de ditados.

• Ditados melódicos e rítmicos e resolução de problemas junto ao aluno.

• Orientação para o treino individual, sempre levando em consideração o perfil do aluno.

 

História da Música

• Resumo abrange desde o período medieval até a música dos séculos XX e XXI, numa abordagem crítica.

ALUNOS

©2020 por Ana Cursino Guariglia, piano. 

bottom of page